Baterias de íon lítio: Salas secas ou Salas limpas?
- Soliverde Soliverde
- 16 de abr. de 2024
- 2 min de leitura

A fabricação de baterias de íon de lítio necessita que algumas etapas de processamento sejam realizadas, sob controle rigoroso de umidade, no qual o teor de umidade deve permanecer abaixo de 100 partes por milhão.
Então, como controlar a umidade e manter a qualidade de produção das baterias?
Em escala laboratorial, planta piloto e em larga escala (Mega Giga Factory), o controle de umidade é realizado por salas secas, sistema que pode facilmente substituir as salas limpas.
As salas limpas e as salas secas possuem distinções que consistem principalmente na sua função básica. O principal objetivo de uma sala limpa é controlar a contaminação, tanto de partículas como de microrganismos, para garantir a qualidade e a pureza dos produtos fabricados. A sala limpa é mantida em condições controladas de temperatura, umidade e pressão do ar, para evitar a entrada de partículas estranhas. Por sua vez, salas secas são ambientes projetados para controlar a umidade do ar e evitar a sua condensação. Por esse motivo, podem ser menos restritivas em termos de contaminação por partículas, focando principalmente na umidade controlada.
É nesse ponto que a aplicação de salas secas torna-se mais custo-eficiente, porque a garantia da qualidade das baterias de íon de lítio depende do controle da umidade. A presença de umidade excessiva pode levar à formação de compostos químicos indesejados dentro da bateria, causando redução da vida útil e riscos de segurança, como curtos-circuitos ou vazamentos.
A construção de salas secas é mais barata e atende as condicoes necessarias para as etapas de montagem e encapsulamento das bateria. Embora as salas limpas sejam necessárias em muitos processos industriais, elas possuem sistemas avançados de filtragem de ar e controle de partículas, o que as tornam mais caras. Como as salas secas são focadas principalmente no controle da umidade, possuem apenas sistemas de controle desse parâmetro e, por isso, são alternativas mais custo-efetivas para construir e operar na produção de baterias.
Assim, uma sala seca pode oferecer um ambiente adequado para a fabricação de baterias, sem a necessidade de investimento adicional em sistemas de filtragem de ar altamente sofisticados.

Comentários